Início Clínica Convênios Informativo Áreas de Atuação Equipe Contato
Novidades
Nutricionista Voltar

COMO AMENIZAR OS EFEITOS DA TPM

 

Na tensão pré-menstrual (TPM) ocorre à redução de algumas vitaminas e minerais fazendo com que algumas mulheres busquem alimentos fontes desses nutrientes como, por exemplo, o chocolate que é rico em magnésio, pois esse fica diminuído durante este período por isso há uma necessidade maior do nutriente, porém contém uma grande quantidade de açúcar e gordura saturada que acompanha a barra. 

Os alimentos ricos em magnésio reduzem a retenção de líquido, as dores de cabeça e a irritabilidade.

Outros nutrientes são fundamentais para que ocorra um equilíbrio nutricional e amenize os sintomas da TPM como a piridoxina (vitamina B6) que também auxilia na redução da irritabilidade, retenção líquida, na ansiedade, alivia o endurecimento, o inchaço das mamas, e também ajuda a reduzir a compulsão por doces. A vitamina E regula a produção de hormônios, reduzindo os sintomas dolorosos. O cromo ajuda no controlar da compulsão por doces enquanto que os ácidos graxos essenciais como ômega 6 (Ácido Linoléico) e GLA (ácido gama linolênico) apresentam ação antiinflamatória e analgésica.

O triptofano é o aminoácido precursor da serotonina responsável pelo aumento desse neurotransmissor no cérebro, portanto diminui a depressão, ansiedade, insônia e a irritabilidade causadas pela TPM.

Por fim tem-se a tirosina que é um aminoácido relacionado com a produção de dopamina e adrenalina, ambos, neurotransmissores que promovem o estado de alerta, o "pique" e a alegria.

DICA DE RECEITA: A banana trás a sensação de saciedade e é rica em nutrientes como o triptofano, vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio, ferro e potássio. Já o cacau possui substâncias como triptofano, flavonóides e tirosina que estimulam a liberação de endorfinas e eleva a disposição mental devido a aminas biogênicas, causam sensação de bem estar e diminuem a ansiedade. Juntos a banana e o cacau formam uma bela dupla para auxiliar na TPM.

SORVETE DE BANANA COM CACAU ZERO AÇÚCAR

2 bananas;

1 colher de sopa de cacau em pó puro sem açúcar.

Modo de preparo: Congelar as bananas maduras, com a casca lavada e embrulhada em papel manteiga, deixando 1 noite ou 4 horas. Retirar a casca e picar a banana congelada. Bater no liquidificador (no pulsar) com o cacau. Consumir imediatamente.

Obs: Não coloque mais que 4 bananas por vez , pois se caso sobrar, o mesmo terá que ser descartado devido a oxidação.

 

      
Ultimas notícias
- Bipolaridade
- DEPRESSÃO
- TRANSTORNO ANSIOSO
- Botox
- Invisalign
  
Todos os direitos reservados. 2011. Desenvolvido por Ydeal Tecnologia.